sexta-feira, 29 de maio de 2015

Engenho Gongançary Distrito De Igarassú Pe.

ENGENHO GONGAÇARY: Localizado próximo ao povoado de Cuieiras. O engenho é de propriedade do Grupo Votorantim, sob a administração da Agropecuária Tiúma Ltda. O conjunto é formado por um chalé, moita, onde funciona o escritório do empreendimento e por uma capela com características barroca. A palavra Gongaçary é oriunda da junção de duas palavras de línguas diferentes: Gongá é Quibundo e significa sabiá, Çary é Tupi e significa golada, juntando as duas palavras teremos sabiá-golada (Gongaçary), ave muito comum na região. Tem-se notícias do engenho desde o longínquo ano de 1711. Durante a revolução Praieira, o engenho foi invadido diversas vezes pelas tropas legalistas. Em 1897 o engenho fica hipotecado ao Banco Popular, as pendências com o banco só seriam resolvidas em 1919. Encontra-se em bom estado de conservação.


























Interior Da Capela



























































18 comentários:

  1. que lindo lugar. posso usar as imagens em meu blog? é o www.lugaresesquecidos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Elessandro, você sabia que o Engenho Gongaçary pertencia originalmente à família Albuquerque?
    A última senhora do engenho foi Dona Florinda Guerra Pinto de Albuquerque (Nascimento por casamento). Infelizmente no final do séc. XIX e começo do séc. XX devido à grande mão de obra de manter o engenho o mesmo foi arrendado ao Banco, assim como o outro engenho da família, o Engenho Camarão. Sendo seu último senhor o filho de Florinda, José Pinto de Albuquerque Nascimento. É possível encontrar dados que confirmam esse fato nos jornais antigos, principalmente no Diário de Pernambuco da época, através da Hemeroteca Biblioteca Nacional você pode encontrar os jornais desse tempo. Parabéns pelas fotos, ficaram excelentes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O último senhor do engenho não foi o José Pinto como foi supracitado e sim seu pai o Vicente Ferreira De Albuquerque Nascimento.

      Excluir
  3. Que Legal Leonardo e que coincidência Do Meu Sobrenome rsrsr Obg Pela Informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elessandro, aqui é Leonardo, sou bisneto do último senhor do Engenho Gongaçary, tenho uma tia que escreveu um livro sobre a família, você tem algum interesse? Você chegou a ir ao Engenho? Ele continua em pé? Aguardo sua resposta!
      Minha tia está muito interessada em falar com você, caso possível entra em contato com ela que ela quer te mandar um exemplar por você também ser descendente da família. O e-mail dela é dagloria_dalbuquerque@hotmail.com

      Excluir
    2. Olá Leonardo.Escrevi um imail pra ela,aguardo resposta.

      Excluir
  4. Elessandro, a impressão é que não havia ninguém quando vc esteve lá. Não apareceu ninguém pra reclamar? Um vigia ou morador?

    ResponderExcluir
  5. Caro Amigo Daniel.Desde criança conheço esse Engenho,no ano de 2010 tentei fazer algumas fotos mas fui bloqueado pelo adm daquela época. quando fiz essas fotos o lugar estava totalmente abandonado muito embora havia pessoas pescando no açude da propriedade que nao estavam nada confortáveis com a camera.foi tenso fazer essas imagens ou seja:Essas fotos quase custaram minha vida mas,eu tinha que fazer! Hoje retomaram com a guarda do local não pode entrar lá mais.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O turismo aqui é muito mal explorado e ajudado pelo governo.Pernambucanos conhece os Estados Unidos e Europa e ñ conhece e nem ouve falar das belezas locais.É uma pena.Ajudaria e melhoraria economicamente o estado.Aí vemos como o governo do estado ñ divulga,investe nas belezas naturais que Deus nos concedeu

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente o engenho está em ruinas. Totalmente abandonado e com várias pichações. Uma pena.

    ResponderExcluir
  9. Tô aqui mostrando a minha mãe e ouvindo ela falando "que saudade"! Ela nasceu no engenho Gongaçary. Meus avós trabalharam lá.

    ResponderExcluir
  10. Agora está muito precário a situação de la .

    ResponderExcluir
  11. Meu falecido marido era neto de Maria Eugênia Nascimento, filha de Tamerlão de Albuquerque Nascimento. Tenho feito a genealogia deles, gostaria muito de ter acesso a informações. Tamerlão era irmão do Vicente, ambos filhos de Silvestre Joaquim Nascimento e Vicência Ferreira Albuquerque Nascimento. Agradeço qualquer auxílio.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, estou fazendo curso de guia de turismo , e irei apresentar um trabalho sobre roteiros turísticos, meu tema é Engenhos de Igarassu, vou falar do Engenho Gongaçaŕy e Engenho Monjope. Se puder me ajudar com alguma informação adicional serei grata. meu e-mail: veronicafeijo2@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. @veronica feijo , caso obtenha informações gostaríamos do contato do responsável. Segue nosso e-mail e telefone. Financeiro02@calango.eng.br 31299834.

    ResponderExcluir
  14. Meu pai trabalhava na POTY e sempre levava uma professora para dar aulas nesse engenho, acho que na década de 60/70

    ResponderExcluir